Aula 12 | 22 de Dezembro de 2022

 Abóbada de Berço 

- Criar um retângulo de 10x15, logo de seguida com o comando Circle criar uma circunferência através de dois pontos, e com o comando Trim cortar a parte inferior da circunferência.



- Com o comando ExtrudeCrv unir as semi circunferências.


- Com o comando OffsetSrf rececionamos a abóbada, e a distancia utilizada foi 0.5.


-Resultado final:


Abóbada de Cisterna 

- Copiar o retângulo e as semi circunferência a abóbada interior, e fazer de novo um  ExtrudeCrv para unir as semi circunferências, Desenhar uma linha com 45º e com o comando Mirror espelhar essa linha , e com o comando Filett unir essas 2 linhas criadas, e com o Rotate3D rodar 90º, de seguida copiar o triângulo e fazer ExtrudeCrv.

- Com o comando Object Intersection selecionar os dois objectos, e com o comando Trim retirar o que está a mais.


-Resultado final:


Abóbada de Ogiva

- Com o retângulo de 10x15 criar um circunferência num dos pontos e de seguida com o comando Trim apagar o que não é necessário, para ficar com o formato que esta representado em baixo.


-Copiar esse mesmo desenho, e com o comando ExtrudeCrv unir as duas linhas criadas.

- Resultado final:


Abóbada Abatida 

- Com o retângulo de 15x10 no conto medio criar uma linha com 45º de seguida espelhar essa mesma linha, criar uma circunferência que toque na extremidades das duas linhas e de seguida com o comando  ExtrudeCrv unir.


- Resultado final 


Luneta Cilíndrica 

- Copiar as linhas auxiliares da Abóbada de Berço, e de seguida criar um retângulo de 5x5 e fazer a semi circunferência.

- Com o comando ExtrudeCrv unir as semi circunferências.




- Com o comando Object Intersection selecionar os dois objectos, e com o comando Trim retirar o que está a mais.

- Resultado final:


Luneta Esférica 

- Copiar as linhas auxiliares da Luneta Cilíndrica , e de seguida mover o retângulo de 5x5  para metade dentro do retângulo de 10x15. Com o comando Sphere criar uma esfera onde o ponto central é o meio do retângulo desenhado, e com o comando Trim retirar a parte de baixo da esfera.




-Com o comando Object Intersection selecionar os dois objectos, e com o comando Trim retirar o que está a mais.

- Resultado final:


Luneta Cónica 

-Copiar as linhas auxiliares da Luneta Esférica e criar 3 linhas, estas proveem do retângulo de 5x5 para o ponto medio do retângulo maior.



-Criar uma semi circunferência e com o comando Sweep 2 Rail criar o objecto.


- Criar a abóbada de berço com o comando ExtrudeCrv.


-Com o comando Object Intersection selecionar os dois objectos, e com o comando Trim retirar o que está a mais.

-Resultado final:


Abóbada Toral

-Desenhar uma linha de 10cm de seguida uma 5cm e de novo a de 10cm, criar duas circunferências horizontais , e duas circunferências verticais como esta representado na figura a baixo.



- Para criar dimensão utilizamos o comando Sweep 2 Rail.

-Resultado final:


Abóbada Helicoidal

- Copiar as linhas auxiliares da Abóbada Toral, e criar duas linhas de 5 cm por debaixo de uma das semi circunferências.

-De seguida criar dois arcos e para criar o objecto utilizamos o comando Sweep 2 Rail.



- Com o comando Loft finalizar a abóbada.

- Resultado Final:

-Para criar espessura em todos os objetos é utilizado o comando OffsetSrf e a distancia utilizada foi 0.5.











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